Setembro é marcado por uma campanha essencial: o Setembro Amarelo, que busca conscientizar a sociedade sobre a prevenção ao suicídio. A mensagem principal é clara: todos juntos pela vida. Cuidar da saúde mental é tão importante quanto zelar pela saúde física. Muitas vezes, focamos em manter máquinas e equipamentos funcionando com perfeição, mas nos esquecemos de cuidar da “máquina” mais importante de todas: nós mesmos.
Reconhecer os sinais de que algo não está bem não é fraqueza, é um ato de força. Assim como realizamos manutenções preventivas para garantir o bom funcionamento de nossos equipamentos, precisamos olhar para nós e para aqueles ao nosso redor. Sentimentos de tristeza profunda, desânimo ou isolamento nunca devem ser ignorados. Não é “frescura”, como muitos ainda acreditam, mas sim uma questão de segurança e bem-estar.
Em um ambiente de trabalho como o nosso, que exige força física e resiliência, é fácil cair na armadilha de achar que pedir ajuda é sinal de fraqueza. Pelo contrário, a verdadeira força está em reconhecer quando precisamos de apoio. Assim como uma máquina precisa de manutenção para seguir operando com segurança e eficiência, nós também precisamos de suporte emocional e mental para continuar nossa jornada.
Vamos continuar promovendo o diálogo, a empatia e o apoio mútuo, para que todos possam se sentir seguros e acolhidos, tanto no ambiente de trabalho quanto na vida pessoal. Se você, ou alguém que conhece, está passando por um momento difícil, não hesite em buscar ajuda. Juntos, podemos fazer a diferença na vida de muitas pessoas.