Prefeitura de Palhoça inicia dragagem no canal de navegação na Barra do Aririú
Foto: Divulgação

A empresa contratada pela Prefeitura de Palhoça para realizar a dragagem emergencial do canal de navegação na Barra do Aririú começou a posicionar os equipamentos para o início dos trabalhos na última segunda-feira (3).

“Já está nas águas a embarcação que vai fazer a dragagem na Barra do Aririú! Reivindicação antiga dos moradores e pescadores da região que vamos começar a executar. O trabalho continua a todo vapor neste início de 2022”, comemora o prefeito Eduardo Freccia.

Está prevista a retirada de um volume de 61 mil metros cúbicos de material, para promover o desassoreamento da barra do rio Aririú. Um trabalho que só deve ser finalizado no início de junho.

Além da Barra do Aririú, a Prefeitura vai realizar o desassoreamento de outros rios localizados dentro do perímetro urbano do município.

A licitação pública para a escolha da empresa que prestaria o serviço foi instaurada em outubro, por meio do pregão presencial 268/2021. A empresa vencedora foi contratada para realizar a execução de serviços de desassoreamento de corpos híbridos no município.

A iniciativa da Prefeitura de Palhoça tem o objetivo de atender a uma reivindicação dos pescadores locais, que vêm encontrando dificuldades para acessar o mar, em função do assoreamento dos rios, em localidades como a Barra do Aririú e a Baixada do Maciambu. Com o desassoreamento dos rios, o fluxo do curso d’água vai melhorar, facilitando a navegabilidade.

O trabalho foi autorizado e será monitorado pelo Instituto do Meio Ambiente (IMA) e pela Superintendência do Patrimônio da União (SPU).

Também será acompanhado com atenção pela Coordenadoria Municipal da Defesa Civil, já que o desassoreamento pode contribuir para evitar futuras cheias no município.

Fonte: Jornal Palavra Palhocense

WhatsApp