VOCÊ SABE O QUE É DRAGAGEM? ENTENDA O QUE É E COMO É FEITA!
Esse processo é realizado em rios, oceanos e barragens por todo o Brasil
A dragagem é processo é muito antigo e bastante utilizado e que consiste na remoção de sedimentos, sejam eles formados por rochas, lixo, areia ou terra. Esse processo é realizado no fundo de rios, lagos, portos, oceanos, lagos e até mesmo em barragens.
Qual o objetivo da dragagem e quais equipamentos são utilizados?
A dragagem é dividida em quatro tipos, com diferentes objetivos. Um deles é para implantação e aprofundamento que é realizado para o desenvolvimento portuário. E o que isso quer dizer? Devido à necessidade de receber navios com maiores calados, é evidente a necessidade de maiores profundidades de lâminas d’água nos canais de navegação, assim sendo necessária a dragagem.
Outro tipo deste processo é a dragagem de manutenção, que é de grande necessidade pois garante a profundidade da lâmina d’água, que ao longo do tempo é diminuída devido o assoreamento. Se feita a devida manutenção, a navegabilidade e execução de manobras podem ser realizadas sem risco à segurança da navegação.
Outro setor em que é utilizada a dragagem é o da mineração, no qual esse processo é realizado para a extração de minerais com valor econômico.
E por fim, mas não menos importante, o processo de dragagem pode ser utilizado também para a recuperação ambiental, onde é feita a limpeza de áreas contaminadas, realizando a remoção de materiais a partir de equipamentos especializados, assim evitando a suspensão destes materiais.
Para realizar o processo de dragagem, o equipamento a ser utilizado varia conforme a tipologia dos sedimentos. Pode se utilizar 3 tipos de draga, que são:
- Mecânicas: utilizadas para remoção de cascalho, areia e sedimentos muito coesivos como argila e silte altamente consolidado;
- Hidráulicas: utilizada para a remoção de areia e silte pouco consolidado;
- Sucção: método análogo a um aspirador de pó, onde a partir de um jato de água o material é desagregado e por meio de um bocal de aspiração ele é aspirado e levado junto com a água aos tubos de sucção.
E no Brasil, onde se aplica?
No Brasil, o processo de dragagem pode ser realizado em todo território nacional, como, por exemplo, para a realização de aprofundamento dos leitos dos rios para garantir sua navegabilidade, assim como em regiões portuárias, onde também há a necessidade de garantir profundidade adequada do leito.
Na área de mineração, esse processo já é muito utilizado e bastante difundido, sendo importante destacar seu papel na realização da manutenção de barragens de rejeito, com o objetivo de manter a segurança estrutural e evitar acidentes, como observados nos últimos anos.
Importante considerar processos de dragagem para recuperação ambiental, além dos rios e portos que podem ter sua capacidade logística ampliada através de obras de aprofundamento e manutenção de seus leitos.
FONTE: Portos e Navios